quarta-feira, 21 de outubro de 2015

FÓRUM da JUVENTUDE NEGRA SP 2015 - 17 e 18 de outubro.

 
Final de semana passado entre 17 e 18 de outubro de 2015 recebemos em nossa casa o Fórum da Juventude Negra do Estado de São Paulo.

O principal objetivo desse encontro era a escolha dos jovens negrxs que irão para Brasília no II Encontro Nacional de Juventude Negra (II ENJUNE), representando o estado de São Paulo.

O ''Encontro Estadual de Juventude Negra'' é foi a oportunidade da juventude negra dialogar a respeito de políticas públicas, atual cenário de jovens negros na sociedade, integração com juventudes de outros municípios etc.

Dentro da programação tivemos Grupos de Trabalhos com temas como:
- Saúde da população Negra,
- Genocídio da Juventude Negra,
- Não a redução da maioridade penal,
- Mulher Negra e Feminismo,
- Cultura como enfrentamento.
E mais alguns outros.










O Encontro foi regado de sorrisos , brincadeiras , comidas gostosas , musica boa, performances artisticas , encontro com a ancestralidade, afetividades e muitas boas energias que com certeza reverberam em nossa casa.
Viva a força da juventude sua coragem, garra e beleza , que sejam sempre bem vind@s em nossa casa! 











Segue alguns depoimentos sobre o encontro :

E neste final de semana recebemos lá na nossa Casa de Cultura Fazenda Roseira a Juventude Negra representando o estado de São Paulo. Foi muito reanimador ver que as jovensinhas e jovensinhos... diferentemente da minha época.. tem um posicionamento e visão de mundo que já os permite ir pra luta de forma muito guerreira e corajosa. A delegação que se formou para o ENJUNE Nacional com certeza representará o estado de São Paulo com toda a exelência. Parabéns as organizadoras e organizadores que inclusive, com toda dor e delícia, tiveram a coragem de recontar uma história tão linda da Juventude Preta e "peitaram" uma nova forma de fazer e pensar política pra Juventude Negra desse país! Eeeaaa!!!”

fala de Vanessa Dias coordenadora da Casa de Cultura Fazenda Roseira



"Desde o inicio nossas palavras de ordem foram: chamar, articular, fazer, estar … e chegando aqui nós nos encontramos, nós caminhamos (no sol), fizemos mesa com paridade de gênero e sem cotas para branco. O nosso espaço de empoderamento se dá a todo momento, se a gente quiser, mas pegar o microfone e falar nome, idade, município e o que viemos fazer aqui...foi maravilhoso / foi espetacular / foi revolucionário. 

É essa mesa-roda que queremos. 
Queremos ESTAR / FALAR / GRITAR / DANÇAR / BEIJAR e até DORMIR.
Sim, nós SOMOS !
Quem disse que não temos acumulo politico? Quem disse que não somos? Quem disse que não sabemos? Ei, quem diz de mim, SOU EU !
E seja com 15, 16, 24, 26, 30 ou mais anos de idade, estamos aqui e estamos fazendo, estamos aprendendo, estamos sendo.
Aprendemos e partilhamos varias histórias no Rolê na roseira, (mas ainda faltou uma, que nos vai fazer voltar), guardamos tradições, visualizamos e sentimos a ancestralidade...muito obrigada meninas, motumba!
Comemos muito bem com o projeto saberes e sabores que fizeram tudo com muito amor, carinho e dança.
E por falar em dança, dançamos muito a noite.
Enfim … Construímos, construímos propostas, e construímos relações afetivas.
E agora ? E agora vai ter ll ENJUNE e vamos nos ver lá pela representação que tiramos, sem votação. E aqui fica a composição da mesa que queremos, uma mesa com outra cara, com a nossa cara, porque quem tem que estar atrás da mesa com a palavra somos nós, juventude.
Obrigada. Axé."

Fala de Cinthia Vilas Boas











Fotos Luanda Sant'Ana Comunidade Jongo Dito Ribero

Confira o album do Fórum em nosso flirck: http://migre.me/rSKI0

Nenhum comentário:

Postar um comentário